COMPRAR

Alimentação

Está com dúvidas de como alimentar corretamente um Sagui? Ok, isso não é um problema, basta ler nossas dicas a baixo.

Embora o macaco Sagui hoje em dia se considere um animal de estimação cada vez mais comum, não podemos esquecer que ele é um animal silvestre e muitos dos seus hábitos alimentares são referentes à sua vida “livre”.

Na natureza, enquanto são livres, os Saguis alimentam-se de pequenos répteis,  insetos, pássaros, outros pequenos animais, ovos e também de alguns frutos e vegetais.

Já quando estes se encontram em cativeiro você não deve alimentar de qualquer forma, em especial nunca lhes ofereça pequenos animais que encontre em sua casa, no seu jardim ou até na rua porque estes podem estar contaminados e assim prejudicar o seu Sagui.

Para alimentar o Sagui em cativeiro você deve oferecer uma boa ração especifica para macacos, esta é composta por todos os nutrientes que o seu pequeno irá necessitar ao longo do dia, recomendamos a ração Alcon Club Monkey Cookies que pode ser comprada em petshops (como a cobasi) ou até mesmo pela Internet.

Para além da ração pode oferecer para ele fruta, legumes e hortaliças, no entanto esta deve ser tida como um complemento á ração e não como sua refeição principal.

Alimentação de Sagui

Uma dieta apropriada é importante para a saúde de seu animal. Em cativeiro deve-se fornecer uma alimentação variável, evitando-se o estresse alimentar. Nunca deixe seu animal por mais de 6 horas sem alimento, neste caso poderá ocorrer hipoglicemia, levando o animal à óbito.

A dieta deve ser dividida em três partes. Pela manhã forneça uma dieta rica em proteína, depois entre com uma alimentação rica em fibras e vitaminas, e no final do dia complemente com insetos, como tenébrios, grilos, gafanhotos e tenébrios gigantes (zoophobas).

Alguns alimentos que podem ser usados:

* iogurte, queijo, leite, uva, passa, laranja, maçã, banana, pêssego, figo, manga, mamão, lêvedo de cerveja, gérmen de trigo, farelo de soja, farelo de trigo, amendoim torrado, soja, castanha do Pará, castanha de caju, cenoura cozida, repolho cozido, batata doce cozida, vagem cozida, ervilha cozida, milho cozido, brócolis cozido, couve flor cozido, tomate, pepino, aipo, alface, chicória, mostarda, hortelã, couve, ovo cozido, carne cozida, frango cozido, filé de peixe cozido, pão integral, biscoito de maizena, biscoito de leite, biscoito água e sal, danoninho, yakult, favos de mel.

Água

A água deve estar sempre disponível e de boa qualidade, filtrada e/ou fervida, trocada diariamente. Recomenda-se a utilização de um pote de vidro ou aço inox, já que outros metais como o alumínio podem intoxicar o animal, e recipientes porosos feitos de barrodificultam a limpeza e acumulam bactérias e outros microrganismos.

Uma boa dica é nunca colocar o bebedouro debaixo dos poleiros, evitando que o animal defeque dentro.

IMPORTANTE: NUNCA FORNEÇAM AO SEU SAGÜI INSETOS COLETADOS NA NATUREZA, eles podem transmitir uma série de doenças e podem estar contaminados com agrotóxicos.

Sugestões de cardápios:

Primeira Refeição – Pela Manhã

A)

Pão integral (15g) Água (15ml) Leite em pó (3g) Neston (0,5g) Sustagem (0,5g) Gema de ovo (1 un.) Vitamina C (10mg) Kalyamon B12 (0,4ml) Extrato Hepático (0,2ml) Combiron (0,15ml) Aderogil (1 gota) Óleo de Milho (0,1ml)

B)

Iogurte 30% Queijo Branco 5% Proteína de Soja 5% Cereais 45% Banana 10% Frutas Secas 5%

C)

Macarrão (15g) Ovo de Codorna Cozido (1 un) Queijo Prato (5g) Glicopan Pet (0,5ml) Complexo B (1 gota) Óleo de Milho (1ml)

Segunda Refeição (Frutas, legumes, hortaliças e cereais)

1/2 banana 1/2 maçã 1/2 pêra 1/2 laranja 1/2 tomate 1/2 cenoura pequena cozida 2 colheres de ração para gatos

Terceira Refeição

Insetos (tenébrios, tenébrios gigantes, grilos e gafanhotos), ou ovo cozido, ou carnes cozidas (carne, peixe, frango)

Alimentando os sagüis com goma

Sagüis utilizam boa parte de seu tempo na obtenção de extratos provenientes de árvores, principalmente no período de estiagem, que é uma ótima fonte de energia.

Estes extratos são polissacarídeos complexos de alto peso molecular. Sendo fibras solúveis, pobre em proteínas e livre de lipídeos, porém são excelentes fontes de energia e minerais, como cálcio, magnésio e tássio.

Forneça goma pelo menos 3 vezes por semana. A melhor hora para o fornecimento é no final da tarde.

Seguem 5 fórmulas:

*30% goma arábica + 70% de água *10% banana + 20% goma arábica + 70% de água *30% goma arábica + 70% de suco de frutas *Comida para bebê + goma arábica *Frutas frescas com uma pitada de goma arábica (como açúcar)

É um erro primário muito comum achar que ao fornecer as gomas de amido (jujubas) você estará substituindo as gomas das árvores. Você poderá encontrar goma arábica nas lojas

de produtos químicos, caso compre em pedras, utilize o liqüidificador para transformar em um pó bem fino.

Espero que lhe tenha ajudado, se ainda tiver dúvidas sinta-se á vontade para deixar um comentário aqui em baixo.