COMPRAR

Comportamento

Os Saguis são animais adoráveis o que leva as pessoas a comprarem os mesmos para os terem como animais de estimação. O certo e que o seu temperamento é maior parte das vezes desconhecido, e se assim for, poderá levar a um mau relacionamento entre eles e quem os compra podendo levar ao abandono do animal.

Tivemos a oportunidade de saber a opinião de uma tratadora de Saguis que conhece bem a espécie e poderá ficar a saber o que ela disse neste precioso artigo.

Apesar de serem animais adoráveis, brincalhões e que gostam de impôr as suas brincadeiras, eles podem tornar-se agressivos uma vez que, mesmo estando em casas, se forem expostos a stress ou alguma situação mais vulnerável podem tornar-se agressivos e marcarem a sua liderança com auxílio da força e dentadas.

Sobre castrar o animal para diminuir os problemas ela disse: “Pode ajudar, mas é difícil controlá-los. Uma dica é optar por um animal do sexo oposto ao do dono, caso ele more sozinho. Se mora com a família, é mais complicado porque, em geral, a implicância é sempre com um membro específico da casa.”

A companhia para este tipo de animais é essencial para que estes se mantenham activos mas também supervisionados. Sobre o assunto, a especialista comenta: “O melhor é ter espaço em casa para um viveiro grande, limpo e arejado, em que ele possa se locomover, escalar e brincar à vontade, e sempre ter mais de um sagui para que eles façam companhia um para o outro”.

 Apesar de tudo, não abandone!

O abandono de um animal deve sempre ser evitado já que eles, por mais asneira que façam, não o merecem.

Se realmente se der conta que o seu animal não lhe está a proporcionar felicidade, ofereça o mesmo para um amigo ou até mesmo para um tratador dos mesmo pois assim estará a fazer uma boa acção permitindo a continuidade do animal e da espécie.